Pastoral do Batismo

O objetivo da Pastoral do Batismo é acolher pais e padrinhos que foram tocados pela ação de Deus e desejam o Sacramento do Batismo. A atuação pastoral é marcada pela partilha da experiência de fé, como busca de vivência do próprio Batismo. Para isso, se faz necessário desconstruir práticas que reduzem o Batismo a um rito puramente tradicional e social. Batizar significa mergulhar na Graça Divina que nos impele a construção do Reino de Deus.

Ao desejar batizar uma criança, antes de tudo deve-se ter a clareza da acolhida da graça batismal que nos insere no mistério do Cristo Ressuscitado, a Água Viva que nos dá Vida Nova, nos faz filhos de Deus e membros da Igreja, a comunidade dos batizados que devem ser discípulos e missionários da Boa Nova, do Evangelho.

A pastoral promove um encontro pré-batismal, com pais e padrinhos, visando um diálogo e reflexão sobre o que significa viver como batizado. Esse encontro acontece por meio de partilhas, celebrações e orientações em consonância com a doutrina da Igreja, a vivência da fé cristã e a riqueza do Sacramento do Batismo. Seu objetivo é destacar sempre o sentido do Mistério Pascal em nossa vida e o compromisso que devemos ter como cristãos no mundo de hoje.

Para maiores informações consulte a Secretaria Paroquial ou acesse: Orientações para Batismo