O SANTUÁRIO

Nossa história tem início em 22 de dezembro de 1958, quando D. Manoel da Silveira D´Elboux, Arcebispo Metropolitano de Curitiba, criou a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, desmembrada das paróquias Imaculado Coração de Maria, Nossa Senhora do Rocio e Cristo Rei, confiando-a aos Padres Estigmatinos, chegados a Curitiba em 1957.

O trabalho é iniciado pelo Pe. Vitório Nardon, CSS, primeiro pároco, e a primeira missa foi celebrada em 21 de maio de 1959, no Grupo Escolar Hildebrando de Araújo, onde por muito tempo foram realizadas as celebrações e atividades pastorais.

A paróquia aos poucos se solidificava e cerca de 130 famílias que formavam a comunidade, se mobilizaram para a construção do templo; edificou-se então uma pequena igreja de madeira inaugurada em 10 de setembro de 1961 pelo Arcebispo Dom Manoel da Silveira D´Elboux.

Os primeiros movimentos paroquiais – Associação das Senhoras de Caridade de São Vicente de Paulo, Filhas de Maria, Legião de Maria, Apostolado da Oração e  Capelinhas, tiveram grande influência na consolidação da nova paróquia e juntamente com os padres, prestavam atendimento ao Albergue São João Batista, Abrigo Santa Clara, Hospital da Policia Militar. Carentes da comunidade eram atendidos em um centro social e posto de saúde instalado no salão paroquial.

Com o passar do tempo, do carisma estigmatino, surge uma comunidade ativa e participante e as instalações físicas já não atendem as necessidades da paróquia e, em 1979, através do Pe. Jacob Jovino Tomazella CSS, tem início a construção da nova casa paroquial, salão e salas de aula. Algum tempo depois a velha igrejinha começa a dar sinais de cansaço e a comunidade de mobiliza para a  construção de um novo templo.

Em outubro de 1988 foi feita, então, a transferência  para o salão paroquial de todas as celebrações e atividades onde permaneceu até 13 de outubro de 1991 quando foi inaugurada a nova igreja.

CONHEÇA O SANTUÁRIO

A nova igreja foi construída com uma simbologia própria, voltada primordialmente à evangelização.Sua arquitetura tem a forma da “Barca de Pedro”, com uma grande cruz que iluminada é vista por uma grande parte da cidade.

O teto é em forma de colméia e mostra como deve ser o trabalho dos evangelizadores; a disposição das luminárias lembra uma pomba estilizada simbolizando o Espírito Santo.

O altar principal, com aproximadamente 200 anos, que pertencia aos Padres Beneditinos de Sorocaba e se encontrava na Abadia da Estrada de Votorantin, foi doado por Francisco Capriotti.   A escultura em madeira representando a Santa Ceia, obra de C.Moser, foi presente do Circulo Trentino de Curitiba. O Cristo Crucificado foi doação do Pe. Santi Capriotti,CSS.

Seus vitrais simbolizam as mãos postas em oração e neles estão representados os sacramentos.

DE PARÓQUIA A SANTUÁRIO

No dia 11 de fevereiro  de 2012, na Festa de Nossa Senhora de Lourdes, em missa solene presidida pelo pároco Pe. José Nobre Aguiar, CSS, e por determinação da Arquidiocese de Curitiba, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes foi elevada a dignidade de Santuário Nossa Senhora de Lourdes.