Liturgia

O leitor tem o mérito de ser aquele pelo qual a Palavra de Deus chega inicialmente à assembleia, em preparação ao Evangelho. Daí a importância e a dignidade de sua função ministerial. Por isso, é preciso que ele se prepare para o exercício desta função, familiarizando-se com o texto bíblico, também quanto ao gênero literário (profecia, parábola, sapiencial, epístola ,etc…), revelando pela leitura ter assimilado a mensagem que transmite à assembleia. 

A equipe de leitores do Santuário tem reuniões de formação constante para que a liturgia seja compreendida e possa ser  vivenciada, produzindo assim, bons frutos.

 “Sejam cuidadosamente imbuídos do espírito litúrgico e preparados para executar as suas partes, perfeita e ordenadamente.” (Sacrosanctum Concilium, n. 29).

SÍNTESE DAS FUNÇÕES DO LEITOR:

-Na procissão de entrada pode o leitor levar o Evangeliário, que colocará sobre o altar.

-Além de proferir as leituras bíblicas, exceto o Evangelho, o leitor pode igualmente propor as intenções para a oração universal e, na ausência do salmista, pode também cantar ou recitar o salmo entre as leituras. Pode ainda recitar, no momento próprio, as antífonas do Missal. No rito de instituição, o Bispo diz que os leitores são catequistas da Palavra de Deus.

Acompanhe: Liturgia Diária da Canção Nova