Ministros Extraordinários da Comunhão

Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão (MESC) é um serviço à comunidade eclesial, em colaboração com os sacerdotes.Desempenha sua missão ,ajudando na distribuição da Sagrada Eucaristia na missa e levando a Eucaristia aos enfermos que se encontram impossibilitados de ir até a igreja e desejam ser fortalecidos espiritualmente.

Surgiu após o Concílio Vaticano II, por entender, a igreja ,ser de bom alvitre uma linha de participação do leigo junto aos ministérios ordenados.

“Portanto, também os leigos podem sentir-se chamados ou serem chamados a colaborar com seus pastores no serviço à comunidade eclesial, para o crescimento e vida desta, exercendo ministérios diversos, segundo a graça e os carismas que o Senhor lhes conceder” (cf E.N.73) (Puebla 804).

Segundo o Diretório Pastoral Litúrgico-Sacramental devem ser convidados para esse ministério pessoas que tenham

– sólida e profunda fé e devoção a Jesus Eucarístico

– Espírito comunitário comprovado pela participação nas missas e outras atividades comunitárias como serviço pastoral aos irmãos e promoção de unidade

–  Grau de instrução religiosa compatível com o exercício do ministério

–  boa reputação na comunidade e, se for casado(a), ter convivência conjugal

Ministros Extraordinários em reunião de formação no Santuário

– Disponibilidade de participar do curso inicial de formação e compromisso de continuar a sua formação, participando das atividades programadas para tanto pela própria comunidade, Região Episcopal ou Arquidiocese

-Idade mínima de 21 anos, independente do estado civil.