Pastoral da Juventude Estigmatina

QUEM SOMOS

A Pastoral da Juventude é a ação da Igreja organizada no meio dos jovens para aprofundar a vivência de sua fé e evangelizar outros jovens.

Ser Pastoral da Juventude Estigmatina é viver à luz do Carisma de São Gaspar Bertoni e viver a espiritualidade dos estigmas de Jesus, sendo missionário jovem no meio da Juventude.

O QUE QUEREMOS

Queremos atrair, envolver e capacitar os adolescentes e jovens com metodologias adequadas às sua necessidades, formando lideranças e assessores para acompanhá-los na sua articulação e organização enquanto Pastoral da Juventude Estigmatina, despertando-os para o seguimento a Jesus Cristo, para o sentido de permanecer a Igreja e para uma atuação na sociedade.

EIXOS DE ATUAÇÃO

• SERVIÇOS

A Pastoral da Juventude Estigmatina está em sintonia com o Setor Juventude da CNBB. Participa na construção e definição das políticas públicas. Faz parcerias com as Redes, Centros e Congregações para a execução de projetos e atividades.

• DIÁLOGO

Estabelece constante diálogo com os pastores de nossas Igrejas locais, tornando conhecido o trabalho PJEST. Proporciona abertura para o diálogo e diversidade juvenil, ampliando o diálogo com os demais movimentos que atuam neste universo.

• ANÚNCIO

Em unidade com o setor Juventude da CNBB realiza o processo de educação na fé, através da formação integral. A juventude é inserida na vida comunitária através dos grupos de bases com lideranças comprometidas com a proposta de Jesus Cristo levando o jovem a um discernimento vocacional maduro.

• TESTEMUNHO

Através do testemunho comunitário vivido em grupo, a PJEST ajuda aos jovens no seu processos pessoal, de crescimento, descobrimento de sua vocação, realização de seu projeto de vida e a fazer os discernimentos necessários para a vida comunitária, concretizando seu compromisso militante. Mostrando uma Igreja acolhedora.

NOSSO OBJETIVO

Fortalecer a Pastoral da Juventude Estigmatina, formando assessores e líderes capazes de lerem a realidade juvenil comprometidos com a nucleação dos jovens nos espaços eclesiais, sociais e políticos, tendo como orientação o Plano Estigmatino de Evangelização.

NOSSO SÍMBOLO

Trata-se da fusão de três símbolos: a Cruz, o Estigmas e o Coração

A Cruz faz referência ao mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus, e ao mesmo tempo, indica a comunhão com a Pastoral da Juventude do Brasil, cuja logomarca também é a cruz.

Os Estígmas, representados pelas cinco estrelas cravadas na cruz, fazem referência aos Estigmatinos, e a São Gaspar Bertoni.

O Coração expressa toda a carga afetiva e espiritual que os jovens trazem consigo ao transmitir a mensagem de Deus a outros jovens.