Casamentos

DOCUMENTOS:

 1) Xérox da Certidão de nascimento ou RG dos Noivos

2) Certidão de Batismo dos Noivos atualizada (validade de seis meses)

3) Xérox da lembrança de 1º Eucaristia ou de Crisma (Não é Obrigatório)

4) Xérox do Curso de Noivos

5) Declaração do Cartório onde será realizado o Casamento Civil

6) Xérox do comprovante de residência dos noivos

7) Taxa de transferência R$ 100,00 (Se for casar em outra Paróquia)

a) A Paróquia não Celebra o casamento Civil junto com o Religioso.

b) A documentação deve ser levada à Paróquia do Noivo ou da Noiva, no máximo (3) três meses de antecedência.

c) O Processo Matrimonial deve ser realizado na Paróquia onde os noivos residem e não onde irão casar.

d) Casamentos: Sexta ás 18:30 horas Sábado: 19:30 , 20:30 e ás 21:15 horas cada casamento terá duração de uma hora.
Taxa: R$ 600,00.  No ato da reserva de data deve-se pagar 50% . Os outros 50% 10 dias antes do casamento.

e) Dez dias antes do casamento, trazer o processo de casamento pronto, e já agendar para conversar com o celebrante; para acertar os detalhes do casamento.

f) Aos noivos: Na proximidade do dia de seu casamento, busquem o sacerdote que irá celebrar o casamento, para fazer uma confissão. Para que possam receber mais frutuosamente o sacramento do matrimônio e a sagrada comunhão. A pontualidade é uma prova de respeito entre noivo e noiva e para com seus convidados. O noivo esteja vinte minutos antes do casamento na sala de recepção da igreja juntamente com os padrinhos, com a certidão do casamento civil, se for realizado antes do casamento religioso. A noiva esteja 10 minutos antes da hora, na frente da porta principal da igreja.


CELEBRAÇÃO:


1. HORÁRIOS: Os casamentos nesta comunidade Paroquial, serão celebrados nos seguintes dias e horários:

 

2013

Sexta ás 18:30 horas Sábado: 19:30 , 20:30 e ás 21:15 horas.

A duração da celebração será de  40 minutos a contar a partir da entrada das testemunhas. Para os noivos que desejarem, temos à disposição uma “pequena capela”, anexa à nave central da Igreja, para celebrações com um reduzido número de convidados, no máximo 20 (vinte).



2. MÚSICAS: Serão permitidas cinco músicas no decorrer da celebração: Uma para a entrada das testemunhas e pais. Uma para a entrada do noivo. Uma para a entrada da noiva. Uma para a bênção das alianças (esta deve ser executada após a bênção) e uma para a saída. Não se executem músicas com tema de novelas, MPB.) Os músicos deverão trazer seus próprios instrumentos, caixas de som, não podendo usar nada da comunidade paroquial. Só poderão ser tocadas músicas Sacras ou clássicas.



3. ENTRADAS: Serão permitidas cinco entradas.



4. FOTOGRAFIA E FILMAGENS: Os profissionais ou amadores da área da fotografia e imagem não devem atrapalhar a celebração ou desviar a atenção da assembléia. Durante a Liturgia da Palavra e homilia só devem ser filmados ou fotografados os noivos e o celebrante. A assembléia deve estar atenta à Palavra de Deus e a reflexão. Não é permitida luz cênica.



5. FLORICULTURA: As flores deverão ser baixas para que a assembléia possa ver o casal; não pode ter véu entre os bancos para não atrapalhar a Missa. No corredor central, ao serem colocados tapetes que se coloque a proteção antideslizante, evitando assim acidentes. A colocação de tapetes não pode de modo algum, impedir a realização das procissões durante a Missa. Não pode usar materiais colantes, que possam causar danos a pintura ou a madeira dos bancos, ou causem desgaste ao piso da Igreja. Não se poderá deslocar ou remover os bancos de seus lugares. Havendo danos materiais causados aos móveis da Igreja, a Floricultura responsável pela ornamentação daquele dia e os noivos, deverão reparar financeiramente a comunidade paroquial. Entrar em contato com a secretaria uma semana antes do casamento para combinar horário para decorar a Igreja.

*Por favor, exijam das floriculturas tapetes com antideslizante por inteiro, e não em pedaços para evitar acidentes. Vocês pagam e tem direito, portanto para não ter constrangimentos futuros como acidentes exijam.



6. CERIMONIAL: Aos profissionais do cerimonial:*ao permanecer no interior da Igreja, evitem formar grupos de conversa, para não atrapalhar a digna celebração do sacramento do matrimônio. *Deverão ficar atentos para o cumprimento do horário de início da celebração do matrimônio, evitando assim atrasos, que só trazem aborrecimentos e prejudicam os demais matrimônios.

  • A decoração: Aos noivos: (se tiver dois casamentos no mesmo dia) deverão entrar em contato entre si para escolher a decoração para a Igreja. Arranjos colocados no Altar (3 arranjos no pé de Cristo), não poderão ser levados. Quanto aos músicos, cada casal escolherá o seu.

  • Obs. Minutos antes do casamento os músicos e cerimonial devem se dirigir ao celebrante para receber orientações sobre as músicas a serem tocadas durante a celebração.

  • Aos noivos: Na proximidade do dia de seu casamento, busquem um sacerdote para a confissão pelo sacramento da penitência, para que possam receber mais frutuosamente o sacramento do matrimônio e a sagrada comunhão.

  • Fica proibido a celebração do matrimônio em restaurantes, casas particulares, chácaras, capelas particulares.

FLORICULTURA, CERIMONIAIS E MÚSICOS: A comunidade Paroquial tem o direito de celebrar comodamente a Santa Missa, especialmente no sábado e no domingo, sem ser perturbada. Os profissionais deverão aguardar o término da celebração litúrgica, seja a Missa, seja o matrimônio anterior, para entrar na Igreja. Durante a celebração do matrimônio em que os profissionais estejam atuando no interior da Igreja, não poderão formar grupos para conversas, pois tal atitude agride a santidade e a dignidade da celebração do matrimônio. Quem não seguir as normas da Igreja, não será autorizado a executar mais seus trabalhos na Paróquia.

Verificar na secretaria os profissionais não autorizados antes de contratá-los.

Passar todos os dados do casamento tais como: nome das músicas, floricultura, cerimonial, foto e filmagens (nome e telefone de todos).



OBS. 01: As normas da Arquidiocese de Curitiba para a Digna Celebração do Sacramento do Matrimônio são para todas as paróquias. Esta Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes seguirá conforme o que foi decidido pelo Sr. Arcebispo. Se porventura alguma outra Paróquia não estiver de acordo e não executar as normas, nós damos a liberdade para que os noivos se casem em qualquer igreja. Cientes destas determinações desejamos que os noivos celebrem o Sacramento do Matrimônio com dignidade e com espiritualidade.

OBS.02: É importante que os noivos que se casarão nesta Paróquia venham preparar a cerimônia com o pároco ou com aquele que irá presidir a cerimônia, para que não haja desencontros e desta forma a cerimônia seja mais rica e participativa.

OBS.03: Passe este informativo para os profissionais que você irá contratar para que saibam as normas da nossa paróquia, e para que não haja contra tempos.

Diante dessa realidade nós pastores da Igreja, não podemos nos omitir em salvaguardar a dignidade e correta celebração deste sacramento. Esperamos que os noivos cristãos acolham essas normas com verdadeiro espírito cristão.
 

Maiores informações entre em contato com a secretaria pelo telefone: 41 3262-2774

 

NOSSA SENHORA DE LOURDES - PROTETORA DOS ENFERMOS

 


 

 

 

 

 

 

VÍDEO DEMONSTRATIVO

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Curitiba - Praça Itália 183 - Jardim Botânico 80.210-180 - Curitiba - PR - Fone: 41 3262-2774